sexta-feira, 15 de maio de 2009

História sem data...

O EX-PROFESSOR




Como estudante, desde que alcancei a idade da razão, já vi muitas coisas acontecerem em escolas. Incidentes envolvendo professores e alunos, para mim, são lugares comuns. Há algum tempo tenho tido dificuldades em me impressionar com algo nessa área.
Ocorre que, semana passada, fui surpreendido por um dos mais singulares documentos que já tive a oportunidade de ler. Trata-se de uma carta, endereçada ao diretor de uma escola, pai de um grande amigo meu, escrita por um dos mais conceituados professores do estabelecimento.
Por não poder sintetizar sua mensagem, vou transcrever integralmente o conteúdo, com a autorização do destinatário e, naturalmente, omitindo o nome do remetente:

“Senhor Diretor:

Sou alagoano, nasci em Maceió.
Aqui cresci e estudei. Não tenho outro lugar que posso chamar de minha casa. Minha própria identidade, conquistei aqui.
Devo tudo a este lugar e às pessoas desta cidade.
A vida foi me levando e terminou me fazendo professor. Enveredei pelo caminho do ensino, realizando assim um antigo sonho.
Há algum tempo dou aulas. Sei que muitas das minhas aulas foram nada boas. Entretanto, posso dizer, algumas delas foram quase tão boas quanto aquelas que em mim fizeram nascer o desejo de lecionar.
Entre esses altos e baixos fui prosseguindo com o que agora chamo de minha farsa. Quase sempre tive vontade de parar, mas, por vezes, cheguei até a acreditar que tinha vocação.
Até que um dia, numa ensolarada sexta-feira, enquanto aplicava uma prova escrita, percebi exatamente onde estava e o que estava fazendo. Foi assustador.
A visão que tive foi bastante simples: vi meus alunos. Enquanto eles não olhavam para mim, comecei a observá-los um a um. Nunca esqueci desse dia.
Pude ver a mim mesmo no passado, mas felizmente não foi só isso que vi. Eu vi, e ainda hoje vejo, nos olhos dos alunos, os esforços e as esperanças de seus pais e, muitas vezes, de seus filhos.
Naquele momento alcancei a importância do ensino. Quase não acredito na visão que tinha antes, segundo a qual ensinar era uma glória para o professor. A partir de então a palavra remorso passou a ter um significado para mim.
Tudo o que sou e tudo o que tenho devo ao estudo. Foram os meus bons professores que me acordaram para a vida. Simplesmente não é justo que eu, tão beneficiado que fui por esta terra e por esta gente, continue a ocupar um espaço que não mereço.
Sei disso porque não vejo, nos olhos dos meus alunos, o brilho que eu mesmo trazia nos meus, quando tinha aulas com meus bons professores.
Por essa razão é que não posso mais ensinar. Deixo meu lugar para outro que, talvez, inspire o fascínio que não despertei nos meus alunos.
Se é verdade que posso ser substituído por outro ainda pior, verdade também é que a possibilidade da melhora é mais válida do que a certeza da mediocridade.”

Após refletir por algum tempo, o diretor não teve outra opção senão aceitar o pedido de demissão do professor. Assim me foi contado.



Humberto Pimentel Costa.


Algo entre o final de 2000 e início de 2002...

3 comentários:

  1. Que carta linda... Acho que conheço esse professor, sabia? Beijos da irmã.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito emocionado com essa carta Betão, uma pessoa de visão aberta, que conseguiu enxergar a sua volta e de fora para dentro de si mesmo, que não temeu cortar na própria carne, tenho certeza que deve ter evoluído bastante como ser humano.

    ResponderExcluir
  3. Concordo... trata-se de uma bela carta.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo comentário!