domingo, 24 de janeiro de 2010

Poema 06 - Para refletir

VELHO TEMA


Só a leve esperança, em toda a vida,
Disfarça a pena de viver, mais nada;
Nem é mais a existência, resumida,
Que uma grande esperança malograda.

O eterno sonho da alma desterrada,
Sonho que a traz ansiosa e embevecida,
É uma hora feliz, sempre adiada
E que não chega nunca em toda vida.

Essa felicidade que supomos,
Árvore milagrosa, que sonhamos
Toda arreada de dourados pomos,

Existe, sim: mas nós não a alcançamos
Porque está sempre apenas onde a pomos
E nunca a pomos onde nós estamos.

VICENTE DE CARVALHO

Esse é um dos meus sonetos favoritos. O indulgente leitor já deve ter percebido, aliás, que tenho especial predileção por sonetos.
O termo "cristalizar", no sentido de sintetizar, somente deveria se referir a sonetos.
Nem todos podem ser poetas, mas todos deveriam ler poesias.
Fica aqui, mais uma vez, minha contribuição.

Um comentário:

  1. Prezado Humberto,

    Todos os domingos à noite costumo flanar pelo seu blog. Aqui sempre encontro textos inteligentes e inusitados, que tornam o meu final de semana muito mais agradável.
    Curti muito os ensinamentos filósóficos e os sonetos com que você nos brinda.
    Agora estou sentindo um pouca a falta de suas deliciosas crônicas de viagem. São impagáveis!
    Forte abraço
    George

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo comentário!