segunda-feira, 8 de junho de 2009

Expedição Chui 2002 - 02 - Linhares - Espírito Santo (IDA)

Continuando a história, agora vejo que muitos momentos importantes não foram fotografados. Por exemplo: a partida, debaixo de uma chuva danada, do posto BR que fica por trás da sorveteria Bali, nosso ponto de encontro há anos (a sorveteria!).

Todo nosso planejamento, reuniões e mais reuniões, na Bali, na casa do Hsu, em restaurantes etc, com calculadoras, blocos de notas, mapas rodoviários, nada disso foi registrado. Outra coisa, mandamos fazer dezenas dessas camisas amarelas, que usamos em toda a viagem e distribuímos pelo Brasil afora. Salvo engano, cada um mandou fazer umas vinte. Lembro que, afora as camisas amarelas, tínhamos umas duas camisetas que ganhamos da Suzuki, pois mandamos um e-mail para a sede da marca dizendo que viajaríamos cerca de 10.000km em três motos Suzuki. Mandaram, salvo engano, seis camisetas para o grupo, duas para cada. Pena que não tenho mais nenhuma dessas preciosidades, nem das amarelas, nem da Suzuki.

Mais uma vez lamento não ter fotos na Ilha de Itaparica, por onde passamos na ida e na volta.

No post anterior estávamos em Itabuna-BA, agora já estamos em Linhares-ES. Rápido, não?

Pois saibam que é muito chão e, como diz o Rei da MPB, são muitas emoções. Gostaria de poder descrever a alegria das retas, o temor das curvas e ultrapassagens, as paisagens novas, o vento no corpo, o sol, a chuva, o companheirismo, as brincadeiras que tirávamos entre nós, enfim... o imponderável, o intangível... a vida passando diante de nossos olhos, o cheiro do campo, a sensação de estar, naquele momento, construindo um capítulo singular de nossas biografias.

Isso foi quase um devaneio... mas, voltando ao mundo real...

A minha moto tinha um grave problema no escapamento. Não sei onde estava com a cabeça, mas havia tirado o "miolo", ainda em Maceió, para que o ronco ficasse mais alto (no miolo, há uma estrutura metálica e um revestimento de lã de vidro). Geralmente não se tira o miolo de escapamentos originais. O procedimento padrão é: trocar o escapamento, colocando um esportivo, sem o miolo. A vantagem de tirar o miolo é que, com um ronco mais audível, sua presença pode ser notada mais facilmente por carros, outras motos, pedestres, animais etc. Os roncos originais, mesmo das esportivas, são muito silenciosos.

Ocorre que, tirando o miolo, da surdina de fibra de carbono, ficou apenas a casca, de fibra de carbono, que não aguenta o calor. O ronco ficou bonitinho, verdade, mas a casca de fibra não aguentou e derreteu durante a viagem, fazendo com que o barulho passasse a ser algo ensurdecedor. Confesso que me arrependi, amargamente, pois tive de comprar outra ponteira de escapamento, em São Paulo, dessa vez em inox. A de fibra de carbono era linda e tinha sido cara... então, fica o conselho: se trocar o escapamento original, prefira aço inox ou alumínio. Se comprar em fibra de carbono, não tire o miolo!

Hsu relatou, recentemente, que a ponta metálica da ponteira de fibra de carbono caiu no momento em que eu estava em sua frente, tendo passado por ele como um projétil assassino. Estamos nos referindo a uma pequena peça, do tamanho de uma xícara de chá, talvez um pouco maior, feita em aço inox, que, quando caiu da ponteira do escapamento, bateu no asfalto e saiu quicando, alto, em direção ao Chinês. Agora é engraçado, mas poderíamos ter tido problemas com isso.

Como disse anteriormente, Hsu providenciou contato com os motoclubes do caminho. Ao chegarmos em Linhares-ES, fomos muito bem recebidos pelo Gouveia, com sua belíssima HD (Harley-Davidson) azul, foto acima. Lembro que o Gouveia é médico.

Segundo nosso amigo Gouveia, moto só presta para andar bem devagar, conduta que entre nós recebe a denominação carinhosa de "roda presa". Pois bem, nossos amigos capixabas, pelo menos os que andam com o Gouveia de Linhares, são soft-estradeiros: gostam de passear lentamente com os amigos, em dias ensolarados, em boas estradas.

Daniel e Hsu, ajeitando algo na moto do Daniel, em Linhares. Será que foi o cabo da embreagem? Não lembro. Daniel tinha as ferramentas e a habilidade. Hsu deu o apoio moral (com a chave de sua moto pendurada no pescoço) e eu tirei a foto histórica. Devo destacar que, dos três, eu detinha os mais parcos conhecimentos de mecânica de motos. Hoje em dia sei mais um pouco, mas ainda sou, dos três, o menor conhecedor desses instigantes mistérios. Se morássemos numa cidade maior, talvez São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba etc, seguramente procuraríamos um curso específico de mecânica de motos, assim como cursos de pilotagem avançada.

Por falar nisso, soube recentemente, no Salão Duas Rodas de Recife, que há uma escola de pilotagem avançada para motociclistas em Caruaru-PE. Fiquei até empolgado, espero que não seja apenas para os Power Rangers (motociclistas de motos superesportivas, o que não é a nossa praia).

Já que falei em Salão Duas Rodas, gostaria de ressaltar que o de Recife, agora em 2009, foi uma "negação". Mas, como foi o primeiro, vamos torcer que melhore.

Em 2001 fui ao Salão Duas Rodas de São Paulo, com o Chinês. Muito bom, depois colocarei algumas fotos, se o Hsu as enviar. Lembro que encontramos nosso amigo "Bicho de Pena" em Sampa.

Este ano haverá o Salão Duas Rodas Internacional de São Paulo, em outubro. O evento, salvo engano, é bienal. Vamos ver se o Daniel e o Chinês topam... têm a manha?


Em Linhares, felizes e cansados. Acho que já estava com os pés doendo. Sofri bastante, até Santos-SP, pois a minha moto não possuía uma boa ergonomia para o meu tamanho. Entre as várias providências adotadas em Santos, onde passamos cerca de quatro dias, destaco a instalação de pedaleiras avançadas, no mata-cachorro, que acabou com a dor nas minhas pernas.

Lembro que o hotel de Linhares era bem bonzinho, com um pátio interno que servia de estacionamento. Ficamos nele na ida e na volta e acho que não era caro, mesmo considerando que cada um ficou sozinho em um apartamento, a partir de Itaparica.

Um comentário:

  1. Eu "acho" que ainda tenho uma camisa dessas amarelas em minha casa!!!! hehehe

    Vou caçá-la por lá!!

    =)

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo comentário!