sábado, 16 de julho de 2011

Ubajara-CE e Sete Cidades-PI/2011 - 03

Fortaleza é uma bela cidade, turística e acolhedora. Ocorre que é muito grande e, por nós, praticamente desconhecida. Desse modo, o plano inicial não contemplava uma escala em Fortaleza. A pretensão era dormir em: Natal, Mossoró, Ubajara e Sete Cidades, permanecendo mais tempo (02 noites) em cada uma das duas últimas localidades, por serem parques nacionais e, em última análise, destino final e razão de ser da empreitada como um todo.
Mas Mossoró não é muito perto de Natal? - poderiam perguntar.
- Sim, mas a lógica era a seguinte: Maceió-Natal (trecho longo), Natal-Mossoró (trecho curto),  Mossoró-Ubajara (trecho longo), Ubajara-Sete Cidades (trecho curto), com o intuito de tornar a viagem menos cansativa.
A cidade de Natal foi escolhida como parada por 02 motivos: distância (em uma viagem de moto, a prudência recomenda rodar, no máximo, por volta de 500 Km por dia. Muito mais do que isso já torna a jornada um sacrifício, ao invés de uma diversão) e o fato de ser bem conhecida por nós, sendo então fácil de encontrar o hotel, na chegada e o caminho certo, para a saída.
Entretanto, nosso amigo Bosco queria porque queria passar por Fortaleza, na ida e volta. Queria tanto que terminamos mudando os planos, substituído Mossoró por Fortaleza. Mossoró, que realmente merece ser melhor conhecida, foi apenas escala para almoço, na ida e na volta.
Então, no terceiro dia, acordamos em Fortaleza. Era uma segunda-feira. Esqueci de mencionar, mas o Bosco tinha de providenciar um documento e enviar pelos correios. Realizadas as operações - produção do doc. e postagem -  abastecemos e saímos de Fortaleza, com um trânsito pesado e sem saber direito o caminho, com a cidade em obras e o GPS tirando uma de nossa ignorância. A indumentária motociclística (jaqueta de couro e calça impermeável, com botas, luvas, capacete e o escambau), não é nada confortável com o sol a pino e o trânsito lento! As coisas melhoram a partir de 40 km/h, pois o vento alivia totalmente a sensação de calor, embora a desidratação seja inevitável.
Durante o abstecimento ficamos sabendo que a BR-222, até Sobral, estava em obras. Aceitamos as recomendações do pessoal do posto e pegamos a BR-402 em Umirim, passando assim por Tururu, Itapipoca, Amontada, Morrinhos e Santana do Acaraú, antes de chegarmos a Sobral, onde planejamos almoçar.
Realmente a BR-222 estava sem asfalto, em razão de obras. Constatamos isso até a chegada em Umirim. O desvio foi uma boa ideia: estrada boa e pouco movimento.
Paramos em Itapipoca para abastecer. Bosco resolveu almoçar por ali mesmo. Não vou contar o episódio do Pisca, que resolveu tirar uma piadinha com a atendente da lanchonete, porque hoje é o aniversário dele. Hoje também é o aniversário do Jr. Parabéns aos dois.
Seguimos viagem, almoçamos (lanchamos) em Sobral, acatando a sugestão do nosso amigo Rosmar.
O trecho Sobral-Ubajara é muito bonito, principalmente por causa da Serra do Ibiapaba. Subimos a serra com chuva (descemos também, na volta). Como disse, é muito bonito, recomendo.
Cheguei em Tianguá já à noite, muito na frente do carro e com muita chuva. Em um posto de combustível pedi informações, quando dois rapazes numa moto pequena disseram que estavam indo para Ubajara. Segui-os e, uma vez em Ubajara, não tive dificuldade em encotrar o hotel.
Jantamos no próprio hotel. A comida estava muito boa, como todos podem lembrar: "- Isso tá booooom!!!". Todo mundo tomou um susto e riu, inclusive eu, autor da peripécia.
Fotos abaixo:
01 - Parada em Itapipoca (terra do Tiririca), onde quase houve um "piscacídio";
02 - Saindo do almoço em Sobral, no local recomendado pelo Rosmar. Bosco com a luva esquerda, sua especialidade, em tempo de férias ;
03 - Chegada ao hotel, portaria;
04 - Jantar no hotel: Booom!
05 - Imagem parcial do hotel.



3 comentários:

  1. O P.F. que comi em Itapipoca tava uma delícia!
    Digno de um Presidente. hehehe

    ResponderExcluir
  2. Olá meu filhote!Que maravilha de relato, parabens! Gostei de tudo, inclusive reví nas fotos os lugares que também visitei como Ubajaraaaaaaaaa...muito verde, muito bonito,(também almocei lá,muito booooom)ah,andei no teleférico e cheguei até o início da caverna, mas... não tive coragem de adentrar,fiquei olhando a paisagem daquela altura descumunal!Prossiga...sei que tem muita coisa interessante ainda não é?Estou aguardando, bjs da Mamãe...

    ResponderExcluir
  3. Da próxima vez temos que lembrar de não ceder aos desejos do Presidente!
    Morri de rir lembrando do que o Pisca falou em Itapipoca! hahaha.

    Pedro.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo comentário!