terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ubajara-CE e Sete Cidades-PI/2011- 06

O sexto dia da viagem, uma quinta-feira, passamos inteiramente em Sete Cidades, esse parque nacional fantástico que, por si só, já vale a ida ao Piauí.
Acordamos não muito cedo, mas tivemos de esperar a chegada dos itens do café-da-manhã, em especial o pão. Parece uma incongruência, mas é a mais pura verdade: o parque fica "longe" da cidade/padaria "mais próxima".
Acho que começamos a comer por volta de 08h:20min, porque tomamos a decisão de solicitar o serviço sem pão mesmo, que chegou uns 10 minutos depois. Comemos bem, ainda que com simplicidade. Nossa grupo se destaca pela rusticidade gastronômica, a começar pelo Presidente.
Tivemos alguns contratempos na contratação do guia local, mas deu tudo certo. Lembro que fomos até a central de visitantes, onde o nosso guia acabava de dar uma palestra para um grupo grande de crianças fardadas que chegaram em um ônibus escolar. Salvo engano, foi esse mesmo ônibus que trouxe o pão do café-da-manhã.
Quando decidi contar a viagem pelo blog pensei que meus amigos iriam me ajudar, por meio de comentários, contando fatos que esqueci ou oferecendo outros pontos de vista para os episódios narrados...
Conhecemos melhor o parque nesse dia. Acima, a formação que parece o casco de uma enorme tartaruga. Interessante destacar que não se trata de pedra esculpida. Cuida-se, em verdade, de areia endurecida e erodida, fenômeno que se repete em outras partes de Parque Nacional de Sete Cidades-PI.
Diz a lenda que haveria uma nave alienígena abaixo dessa cúpula quadriculada, por sinal, perfeita em seus detalhes e muito bonita de se ver pessoalmente. Altamente recomendável!
Para Erich von Däniken, autor de “Eram os deuses astronautas?” forças não-naturais construíram as Sete Cidades.
Abaixo, outras formações. Dica: clique nas fotos para ampliá-las!
Abaixo: o Arco do Triunfo.
Segundo o nosso guia, guardião de lendas, segredos e resenhas mil (pense num cara engraçado!), ao se passar pela primeira vez nesse local o visitante poderia fazer um pedido, qualquer coisa a não ser: ficar rico, ficar bonito ou casar. Lamentamos profundamente as duas primeiras proibições.
Não sem razão, sempre que possível tirávamos uma onda com o Pisca, por ser o mais irreverente integrante da equipe. Nessas ocasiões, o guia repetia: - Isso é "bullying".
Abaixo: trilha e uma das muitas placas explicativas. Parque bem sinalizado e bem cuidado. À esquerda, na foto, o guia. Esqueci o nome dele...
Estou com o meu boné de Capitão Fidel. Ainda não conheci ninguém que gostasse dele. Paulinha o detesta, só não sei se menos ou mais que meus óculos amarelos.
Abaixo: pinturas rupestres.
Acima: Bosco e pinturas rupestres.
Abaixo: galera e enorme vão livre.
Abaixo: mirante do parque!
Abaixo: vista do mirante.

Abaixo: Jr. na Gruta do Catirina. A história do Catirina é muito interessante, mas não estou com paciência para contar agora, uma vez que o carregamento dessas fotos torrou toda a minha boa vontade.
Abaixo: ainda na Gruta do Catirina, buraco utilizado para moer ervas etc.
Abaixo: em algum lugar no meio do parque.

Abaixo: trilha, como os smurfs, mais uma vez.
Acima: formações rochosas singulares. Há muitas formações estranhas em Sete Cidades.
Abaixo, Pedro dirigindo, como sempre. Não liguei a moto neste dia.
Abaixo: fomos almoçar no Caldeirão, barragem em Piripiri, com alguns restaurantes. Lugar bonito, comida simples.
Abaixo: ainda o Caldeirão.
Abaixo: após o almoço, voltando para o parque, paramos nesse posto para tomar sorvete. Observem o reflexo do Jr. no vidro, tirando a foto.
Abaixo: fomos, à noite, a Pedro II, onde estava ocorrendo o Festival de Inverno. Se chegasse metade do frio que as roupas sugeriam, teríamos outra era glacial. Tava quente, com uma leve brisa. Ouvi o pessoal reclamando do friozinho... acredite se quiser.
No dia haveria show do Edson Cordeiro, mas ficamos pouco tempo por lá.
Abaixo: restaurante em Pedro II-PI, comida excelente! Destaque para a sobremesa: doce de groselha, muito raro, conforme fui informado.
Na volta, Bosco veio dirigindo. Como estou contando a história, podem concluir que deu tudo certo, apesar de ele achar que pilotava um stock car.

1. Estava com sds de seu texto, primo. muito legal esse passeio, guardo boas lembranças quando o fiz. abração e cobra dos meninos os comentários kkk

Muito obrigado pelo comentário!