domingo, 21 de agosto de 2011

Ubajara-CE e Sete Cidades-PI/2011- 08

Este é o penúltimo dia da viagem, um sábado.
Toma conta de mim um sentimento ambíguo: algo triste, pela proximidade do fim, pois está sendo legal relembrar a história; algo alegre, pela quase conclusão de uma empreitada que não tem sido fácil (internet de 01Mega, as fotos demoram etc.). Nostalgia x sentimento de dever cumprido, o que vale mais?
Acordamos em Fortaleza sem muito stress. O hotel, desta vez, era bem melhor. Café-da-manhã fantástico. Como as mesinhas eram pequenas e fixas, apenas cabiam 04 pessoas. Quem ficou de fora, sozinho noutra mesa? Dica: quem chegou por último! Como o Rosmar não estava, quem foi o mais atrasado? Não fui eu...
Nosso objetivo era, tão-somente, chegar a Natal-RN. Já sabíamos que a estrada seria muito boa (eufemismo, a estrada Fortaleza-Natal é excelente, maravilhosa para viajar de moto!). O único problema seria sair de Fortaleza, com engarrafamentos previsíveis e o GPS mandando a gente entrar em altas bibocas, em razão da menor distância. Dá para programar para pegar apenas as principais?
De todo modo, conseguimos deixar a cidade em paz.
Abaixo, preparativos no estacionamento do hotel: Jr. arrumando as bagagens, Pedro olhando o celular ou o GPS e eu colocando protetor solar.
Saindo de Fortaleza, fomos surpreendidos por uma dupla de motociclistas locais, cada um em uma Varadero (moto igual à minha, o que deveria ter gerado alguma empatia). Podem observar, na foto abaixo: eu, à direita e, à esquerda, um dos caras. Eram locais e estavam sem malas, ou seja, apenas um passeio de moto com um amigo, num sábado ensolarado.
Eles me viram, assim como devem ter constatado a placa de fora. Estranhei, pois não foram nem um pouco simpáticos, nem sequer buzinaram ou acenaram. Ainda andei um bocado perto deles, mas parecia que eu era invisível. Já conheci muitos motociclistas de Fortaleza, pessoal ligado a motoclubes ou a motogrupos (não vou discorrer acerca da distinção). Todos eles, assim como a grande maioria dos motociclistas brasileiros, sempre foram muito receptivos com colegas que passam por suas cidades. No relato da Expedição Chui/02, que ainda não terminei por falta de fotos (culpa do Hsu!), isso ficou bem claro.
Tive excelentes contatos nos seguintes Estados: Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em outras viagens, conhecemos pessoal de Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Espero não ter esquecido de nenhum Estado. Alagoas, é claro.
Mas, por que fiz essa digressão? Porque acho que aqueles caras não eram motociclistas típicos. Se fossem, corrijam-me outros motociclistas se estiver errado: teriam se comunicado comigo ou até pedido para parar, com a finalidade de ter uma conversa amistosa.
Como diria o Jr.: não deram valor...
Abaixo: uma foto que bem ilustra as lindas paisagens que encontramos pela estrada. Foto tirada no Ceará!
Acima: paradinha para tomar água etc... calor danado.
Abaixo: a placa é autoexplicativa! Boscovicks no Km 0!

Abaixo: em Mossoró, Rio Grande do Norte. Paramos para almoçar nesse shopping na ida e na volta. Tábua de Carne, para variar...

Abaixo: estacionamento de motos, no mesmo local. Estamos lubrificando a corrente da moto. Preciso de um cavalete central, para poder fazer isso sozinho.

Pedro e Jr., com o spray de graxa branca.
Abaixo: paradinha legal, já escurecendo, no Rio Grande do Norte.

Um comentário:

Muito obrigado pelo comentário!