segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ubajara-CE e Sete Cidades-PI/2011 - 05

No quinto dia de viagem, uma quarta-feira, não acordamos muito cedo, pois o trecho a ser percorrido (Ubajara-Sete Cidades) seria bem curto, pouco mais de 100 km.
Saímos sem pressa e com tempo bom. A estrada está em boas condições e o trânsito não é muito intenso: um belo passeio de moto!
Lembro que, ainda em Ubajara, no hotel, Bosco teria dito que não importava a hora que saíssemos, chegaríamos à noite - clara alusão ao que considera Síndrome do Atraso Arraigado. Não posso utilizar as mesmas palavras, mas o fiz ver que isso somente se verificaria se algo de muito errado ocorresse. Não foi o caso. Deu tudo certo, conforme o previsto.
Abaixo, eu e Jr., ainda no hotel, em Ubajara-CE, prestes a pegar a estrada: Tianguá, depois divisa e ingresso no Piauí, concretizando assim o ensaio de antigo desejo, ir em direção ao Norte. Estado do Pará, nos aguarde.
Mais um Estado da Federação na minha lista, que agora vai do Piauí ao Rio Grande do Sul! Próximos: Goiás e DF (Brasília)...
 Foi bem fácil encontrar a entrada do Parque Nacional de Sete Cidades. Entretanto, nos confundimos quanto ao hotel. Nossa reserva, por expressa recomendação do Guia 4Rodas era no Parque Hotel Sete Cidades, ou seja, no hotel que fica literalmente "dentro" do parque!
Por culpa minha, que vinha na frente, entramos no Hotel Fazenda Sete Cidades (placa abaixo, com o Jr.). Todo mundo ficou feliz porque o hotel era muito bom, mas a verdade veio à tona: a reserva não foi encontrada. Pedro, que tinha ficado responsável por essa hospedagem, logo detectou o engano. Saímos olhando para trás, porque o local era realmente muito bonito.
Cerca de 400 metros após o "hotel errado" (que tinha, em um daqueles murais com fotos de visitantes ilustres, uma foto bem antiga da Xuxa fazendo check-in), deparamo-nos com a entrada do parque.
Os ocupantes do carro, que esqueceram que eu estava no sol, parado, todo de preto etc., ficaram conversando mil potocas com o vigilante da portaria do parque. Não me perguntem o quê!
Abaixo, Pisca e a placa da entrada do parque.

Acima: chegada ao "hotel certo", dentro do parque!
Na foto em que estou sozinho, mais acima: varanda do apartamento, vista para o cerrado/caatinga!
Abaixo, fotos do hotel: rústico, mas no meio da natureza. Valeu à pena!

Da portaria do parque até o hotel, salvo engano, são cerca de 8 km, em estrada de terra, conforme se observa das duas fotos abaixo.
Foi exatamente nesse trecho que tomei um susto. O chão, na sua quase totalidade, era bem batido. Ocorre que, lá pelas tantas, a bela estradinha apresenta, não mais que de repente, alguns trechos de areia fofa, como na praia! Problemão.
Para se andar na areia fofa deve-se reduzir consideravelmente a pressão dos pneus, principalmente do dianteiro, no caso das motos. Não fiz isso. Aliás, isso nem me passou pela cabeça. Do jeito que vinha, entrei no areião. Resultado: tive de mostrar raça motociclística. Deve ter sido um belo espetáculo para os amigos que vinham atrás. Não caí por sorte, confesso, mas achei que iria cair mesmo.
Abaixo: riozinho que corta a estrada. Vegetação completamente diferente da encontrada em Ubajara. Cada uma com sua beleza.

Aventura!

Abaixo, um dos pássaros com que fizemos alguma amizade. Esse, em especial, tinha personalidade forte. Espantava outras aves mansas e tomava cerveja.

Ainda neste dia, após nos acomodarmos no hotel, visitamos algumas das singulares formações rochosas que motivaram a fama de Sete Cidades. Abaixo, estamos em um sítio arqueológico com muitas pinturas rupestres.
Como podem ver, há uma passarela metálica com parapeito, para que os visitantes não possam chegar muito perto do tesouro arqueológico que se quer proteger. Teve um engraçadinho que quis andar por fora do espaço delimitado...
Abaixo: observem a bermuda do Pedro. Muito parecida com uma que foi usada por outro amigo, na postagem anterior...
Abaixo, foto onde se pode ver a guia que nos acompanhou.
Fomos até uma cachoeira: a água não estava fria, talvez estivesse na temperatura ambiente. Perfeito, nem quente nem frio!

Fui de moto, já tendo diminuído a pressão dos pneus. No carro, os outros 04, com a guia do parque.
Pisca
Ping-pong!

Acima: autorização para voltar ao hotel à noite, em nome do Jr. Como o hotel fica dentro do parque, apenas quem está hospedado e com autorização pode entrar no parque após 22h.
Abaixo, jantar no Gasparzinho, em Piripiri-PI.
Depois, fomos tomar um sorvete, na mesma cidade.

2 comentários:

  1. Pedro com a minha bermuda !!
    E até hoje não me devolveu !!
    Vai dar o ganho ?!?! hahaha
    Ass.: O Presidente

    ResponderExcluir
  2. Olá meu filhotinho,
    Adorei este relato da viagem, foi mesmo um passeio e tanto com altos e baixos,( o que é normal) belas paisagens,grande aventura com os amigos de verdade, quanto aqueles motoqueiros indiferentes, acho que eram suspeitos...foi bom eles passarem adiante, Deus é maravilhoso,cooperou com vcs porque sempre está ao lado de suas criaturas queridas.Mas, enfim parabens pela dissertação tão detalhada da incrível viagem pelo Nordeste afora.Bjs da Mamãe

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo comentário!