quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Carro velho



Quando o carro vai ficando bem rodado (perto dos 100.000 km ou dos cinco anos de idade), outros fatores, além do financeiro, começam a pesar quando se cogita uma troca. Em figuras suscetíveis, não tem sido raro o surgimento da Síndrome da Dignidade do Carro Antigo (velho, nunca!). A referida patologia incide, com mais frequência, em pessoas que possuem o veículo desde novo.

Cada arranhão ou mossa conta uma história. Têm-se mais paciência com o carro, já se sabe as causas de qualquer sintoma e, mais do que tudo, têm-se a impressão de que nunca querem pagar o quanto ele vale! São esses, entre outros, os principais pantinhos (PANTINHO: tique nervoso, frescura, descontrole, faniquito, munganga; segundo o Dicionário Alagoano, vide http://www.aoli.com.br/dicionarios.aspx?id=AL ).


Portanto, para evitar maiores dissabores, na hipótese de ser pego pela Síndrome:


1 - Faça as revisões programadas;

2 - Rodízio dos pneus (em paralelo, não em X) e lavagem. O ideal é fazer o rodízio de pneus a cada 7 mil km, assim eles vão gastar de maneira uniforme. Bom seria lavar o carro, pelo menos, uma vez por semana;

3 - Calibrar os pneus, alinhar e balancear, sempre!

4 - Trocar o óleo e o filtro de óleo do motor regularmente e, se possível, antecipadamente. Explico: colocar um óleo para 20.000 Km e trocar com 10.000 km... sei que é pedir demais;

5 - Verificar e trocar outros fluidos e elementos, como os demais filtros, velas etc...


Outras dicas, procure uma concessionária autorizada!

Os Paralamas do Sucesso pensam diferente:


OS PARALAMAS DO SUCESSO
CARRO VELHO
(Herbert Vianna)



Carro velho
Carro velho pra quê?
Se é pra ficar no caminho
Eu prefiro nem ter
Eu quero ter um novinho
Eu quero um tipo cupê
Um dia eu ganho sozinho
Aí é que vocês vão ver
Carro velho
Carro velho pra quê?
Já não bastasse a miséria
O pouco que se comer
Já basta ver nas vitrines
Coisas que eu nunca vou ter
Mas um dia eu ganho sozinho
Aí é que vocês vão ver
Pra ver os meus filhos com vergonha de mim
(Carro velho pra quê?)
Pra ver os vizinhos todos rindo de mim
(Carro velho pra quê?)
Eu tenho raiva do mundo
Eu tenho raiva de mim
Eu tenho raiva de tudo, tudo o que eu não posso ter
Carro velho
Carro velho pra quê?
Pra enfeitar a sujeira
Da rua que me viu nascer
Eu já empurro carroça
Eu já carrego essa cruz
Um dia eu ganho sozinho
Aí é que vocês vão ver
Carro velho
Carro velho pra quê?
Se é pra ficar no caminho
Eu prefiro nem ter
Eu quero ter um novinho
Eu quero um tipo cupê
Um dia eu ganho sozinho
Aí é que vocês vão ver
Carro velho
Carro velho pra quê?
Já não bastasse a miséria
O pouco que se comer
Já basta ver nas vitrines
Coisas que eu nunca vou ter
Mas um dia eu ganho sozinho
Aí é que vocês vão ver
Pra ver os meus filhos com vergonha de mim
(Carro velho pra quê?)
Pra ver os vizinhos todos rindo de mim
(Carro velho pra quê?)
Eu tenho raiva do mundo
Eu tenho raiva de mim
Eu tenho raiva de tudo, tudo o que eu não posso ter
Carro velho
Carro velho pra quê?
Pra enfeitar a sujeira
Da rua que me viu nascer
Eu já empurro carroça
Eu já carrego essa cruz
Um dia eu ganho sozinho
Aí é que vocês vão ver

Em homenagem aos Paralamas, uma receita:

MOJITO (lê-se morrito)

Ingredientes:

02 folhas de menta;
01 dose de rum;
01 colher (chá) de açúcar;
02 doses de suco de limão;
01 dose de água mineral com gás.
Modo de preparo:

Coloque uma folha de menta no fundo do copo, adicione gelo picado, rum, açúcar, suco de limão e agite. Adicione água mineral com gás e enfeite o copo com a outra folha de menta.


Estava em Pipa, há um ano, e aceitei o desafio do Mojito, juntamente com a namorada de um amigo meu. Detestamos, diga-se de passagem, mas o nome do drink é bem legal.
Por falar em drink, JB, quem foi mesmo que disse: "Bebo para me embriagar, não vejo outra razão."?

5 comentários:

  1. Eu gosto do seu carro e o M gosta de Mojito... ;)

    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Valeu Pimenta, ficou muito legal o blog. Só discordo que Grand Theatre não dá pra descer redondinho. Abração
    Wladimir

    ResponderExcluir
  3. HP, o autor da frase é o desencarnado (falecido) Paulo Francis.

    ResponderExcluir
  4. Daquele, nunca mais! Eh, he... Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Caro Humberto.
    Sobre carro velho quem bem define o dito são os gaúchos.
    Quando querem jogar uma violenta praga em alguém, disparam:

    "Deus lhe dê uma mulher muito fogosa e um caminhão muito velho prá sustentar a família".
    Ou seja, é perfeita fórmula para um verdadeiro inferno astral, chifral, etc.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo comentário!