quarta-feira, 18 de março de 2009

Manual de sobrevivência do homem solteiro 04

31 - Ex-esposa, ex-noiva, ex-namorada, ex-rolo (rolo-secreto, rolo-ordinário, rolo-fixo ou rolo-compressor), ex-ficante, ex-credenciada, ou seja, ex-de-todo-o-gênero, de amigo, são impaqueráveis. Mesmo que ela (sem itálico), queira, não caia em tentação. O barato sempre sai caro e amigos são para sempre. Única exceção: Se o amigo o autorizar prévia, sincera, expressa e irrevogavelmente. Não é muito comum, mas conheço casos dessa natureza.

32 - Mulheres comprometidas, em geral, são seres intangíveis, nem sequer olhe para elas. Se o compromisso for com um amigo, considere-a também "um amigo". Terminou o compromisso dela com o amigo? Lembre-se da regra 31.

33 - Respeite o Princípio da Primazia! Se o seu amigo viu primeiro, paquerou primeiro, tentou primeiro (mesmo que, ainda, não tenha conseguido nada), deve ser invocado e enaltecido o aludido princípio fundamental. Não "fure o olho" do seu amigo! Ele tem, afinal de contas, a PRIMAZIA! Única exceção: Se o amigo o autorizar prévia, sincera, expressa e irrevogavelmente. Da mesma forma, não é muito comum, mas já ouvi relatos nesse sentido. E se o amigo estiver com outra? Trata-se de uma lacuna (antinomia?), que deve ser colmatada e solucionada com bom senso. Se o amigo, mesmo comprometido, opuser exceção de primazia (ocorre!), deve ser chamado um terceiro, amigo de ambos, para arbitrar a melhor solução ao caso concreto.

34 - Irmã ou filha de amigo? São entidades semi-interditas, devem ser respeitadas ao máximo e, na hipótese de algum envolvimento, sua conduta deve ser tão exemplar quanto a que você exigiria, do seu amigo, em relação à sua irmã ou filha. Amigos são para sempre, entendeu? Nesse caso, lembre-se do imperativo categórico, de Kant: age de tal forma que a máxima da sua conduta possa valer como razão de uma lei universal!

35 - O único ser realmente interdito, à semelhança da sua própria mãe, é a mãe do seu amigo. Nunca a olhe nos olhos, ainda que novinha, ajeitada, viúva ou divorciada etc... não bula com ela, pois não é para o seu bico!

36 - Prima de amigo? Para muitos é uma mulher como outra qualquer. O cânon, em verdade, queda-se silente nesse aspecto. Eu, particularmente, incluo-as na regra 34!

37 - Seus ex-envolvimentos, nos termos da parte inicial da regra 31? Seja, tanto quanto possível, simpático a elas. Melhor ser amigo, mesmo distante, do que inimigo. A História tem mostrado o estrago que essas ex-de-todo-o-gênero podem fazer em sua vida.

38 - Amiga íntima ou inimiga capital de sua ex-de-todo-o-gênero? Melhor evitar, uma vez que as consequências podem ser apocalípticas. Qualquer passo nesse sentido será por sua própria conta e risco, não diga que não foi advertido! Única exceção: se a sua ex-de-todo-o-gênero o autorizar prévia, sincera, expressa e irrevogavelmente. Jamais recebi notícias de uma autorização desse jaez!


39 - Não paquere garotas do seu trabalho! Não sei se é pior quando dá certo ou quando dá errado. Isso pode tirar o seu sossego (caso dê certo ou não) e, para um homem solteiro, poucas coisas valem mais do que a sensação de poder ir e vir livremente.


40 - Golden rule (n'oubliez pas!): jamais deixe-a saber o quanto é importante para você.

...

Tenho recebido algumas admoestações relacionadas ao Manual de sobrevivência do homem solteiro.

Numa delas, um bom amigo disse que eu não deveria divulgar informações, reservadas ou sensíveis, acerca do comportamento e do pensamento masculino, sob ameaça de ser acusado de alta traição! (Alta traição entre amigos, procedimento sumaríssimo, pena: de ignomínia a desterro, sem direito a recurso. Prazo prescricional: ignomínia, 07 dias; desterro, 15 dias; sábados, domingos e feriados são contados em triplo).

Noutra, fui advertido sobre uma discreta, mas crescente e já percebida "cafajestização" do Manual.

Bem, nesta quadra, em que a propedêutica encontra-se quase completa (o Manual de sobrevivência do homem solteiro tem uma privisão de apenas 50 regras!), considero o momento propício para alguns esclarecimentos:

1 - Não sigo todas as regras;

2 - Não acredito em todas as regras;

3 - Meus amigos não seguem todas as regras;

4 - Meus amigos não concordam com todas as regras;

5 - Divirto-me escrevendo essas bobagens;

6 - Meus amigos divertem-se lendo essas bobagens;

7 - Algumas mulheres divertem-se lendo essas bobagens;

8 - Algumas mulheres ficam aborrecidas, lendo essas bobagens;

9 - Não me importo, nem um pouco, com o que pensam dessas bobagens;

10 - Nem todos os esclarecimentos acima são verdadeiros!



No tocante ao ventilado processo de "cafajestização" do Manual, devo dizer que evito, ao máximo, enveredar por esse caminho. Primeiramente, por convicção filosófica. Em um segundo momento, mas nem por isso menos importante, por falta de experiência prática.

Concluída a parte inicial do Manual (até a regra 50), o que pretendo fazer na próxima semana, está em meus planos, se assuntos graves não me impedirem, iniciar uma série de comentários analíticos.
Explico. Há conceitos que não são do conhecimento geral, por exemplo, os diversos tipos de "rolo", mencionados na regra 31. Quando dos comentários, imagino, ver-me-ei forçado a tangenciar práticas "cafajestais", o que farei mais pelo dever de dissuadir os incautos.

Até gosto de usar essas palavras difíceis, mas sempre me arrependo depois, quando alguém vem me perguntar o significado. Quando as utilizo, espero que me perdoem, estou, em verdade, divertindo-me em dobro!

8 comentários:

  1. Os esclarecimentos são hilários! Beijos da irmã.

    ResponderExcluir
  2. HP, eu quase morri de tanto rir aqui!
    Alguns desses mandamentos me fazem ter ótimas recordações!

    Você deveria ser o responsável pela criação do manual (interno) do partido!
    E sim, você pode ser acusado de traição sim! Você está usando alguns termos altamente sigilosos! Muito cuidado! hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Companheiro Humberto.


    Você está se revelando um verdadeiro Ovídio do sec. XXI.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkk
    Acho que nem preciso dizer que faço parte do contingente q se diverte (MUITO) lendo o seu manual!!
    Pena q já está perto de acabar... Q venham os tais "comentários analíticos"! :-)
    Bjs
    Fabiana Paula

    ResponderExcluir
  5. Rolo compressor é intangível. Definitivamente. kkkkkkkkk
    :*
    Fernanda

    ResponderExcluir
  6. Adorei os relatos, muito divertido!
    Dariam uma boa obra.
    :)
    Márcia

    ResponderExcluir
  7. Informo, na condição de presidente, que não há lacuna na interpretação da parte final da regra 33. O princípio da primazia vigora ali da mesma forma. Só não posso discorrer acerca da temática. kkk

    ResponderExcluir
  8. Os esclarecimentos são hilários! (2)
    Espero que as supostas reclamações não podem seus escritos: tenho aprendido muito por aqui hahaha.

    Forte Abraço

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo comentário!