sexta-feira, 27 de março de 2009

Manual de sobrevivência do homem solteiro 05

41 - Seja localizável, não encontradiço. A virtude, como sempre, está no meio termo. Não seja o Wally, do "Onde está Wally?", quer dizer, não adianta ser uma agulha num palheiro. Você tem de ser visto. Mas, por outro lado, não seja visto demais. Vá a todos os lugares, mas nunca, todas as semanas, aos mesmos lugares.

42 - Andar sozinho é uma ilusão. Não pense que seus amigos são concorrentes, pois não são. Você precisa ter com quem conversar, com quem se divertir. Além disso, se você tentar alguma coisa e der errado, ombros amigos são melhores do que tequila e quase tão bons quanto Jack Daniel's ou Jim Bean. E se der certo? Se os amigos não estiverem por perto é como se não tivesse acontecido.

43 - Ser visto com outras não o queima! O que pode queimá-lo é sempre ser visto sozinho. O ideal é ser visto com uma, com outra e com amigos, na maioria das vezes. O solitário é um problemático e ela não vai querer saber o porquê. Se você teve outras e não deu certo, gera a expectativa de que, com ela, pode ser diferente. As mulheres sempre acreditam que o problema foi "a outra".

44 - Quanto ao dinheiro, seja discreto. Simplesmente não fale sobre isso. Aja de tal modo que ela tenha dúvidas e pense que a sua conta tanto pode estar no vermelho quanto possuir um milhão. Não se queixe de ir, com a turma, para a lanchonete mais barata ou para o restaurante mais caro. Vá para qualquer lugar com naturalidade mas, com ela, prefira lugares melhores.

45 - Não tente impressioná-la! Isso vale para todos os aspectos do seu "ser". Procure, em verdade, situar-se no limite da aceitabilidade. Desse modo, acredite, são maiores as suas chances de surpreendê-la com o passar do tempo. Se você, desde o início, quiser parecer top de linha, não terá um bom horizonte. Quando se está no topo, o único caminho é a descida. A decepção será inevitável.

46 - Então ela não quis nada com você? Persevere, insista! Nesse ramo de atividade, a persistência é uma virtude. Até quando insistir? Até antes de incomodá-la. Não enverede pelo tortuoso e ingrato caminho da teimosia. O limite é tênue, eu sei.

47 - Quando desistir? Quando ela começar a tratá-lo pior do que de costume! Um bom indicativo: peça um beijo... se ela "negar sem sorrir", disser "não" e fizer "gesto negativo com a cabeça" (tudo ao mesmo tempo) já passou da hora de cair fora. Como diz a gíria: "demorou"!

48 - Então ela quis algo com você? Ok, parabéns! Lembre-se: aconteça o que acontecer, jamais discuta com ela. Atribui-se a Napoleão Bonaparte o seguinte pensamento: "As batalhas contra as mulheres são as únicas que os homens ganham fugindo". Então, se ela quiser discutir algo muito sério (uma queixa, bem fundada ou não), fuja! Mude de assunto, vá embora ou, em último caso, seja engraçado.

49 - Jamais revele todos os seus segredos! Tudo bem, o Manual bem que poderia ir até a regra 100, eu sei... mas tenho de guardar o pulo do gato para mim... além disso, das próximas 50 regras, 05 seriam, novamente, a golden rule; das 45 remanescentes, pelo menos 15 foram vetadas por anacronismo ou desuetudo, outras 15 não podem ser reveladas ao grande público(corporativismo masculino) e, das aproximadamente 15 restantes, muitas delas poderiam ofender o público feminino... ok, só mais uma: tenha sempre chocolate em casa, pode até ser sorvete, mas, invariavelmente, de chocolate...

50 - Goden rule! Espero que, para o seu próprio bem, lembre...


...



Assim, com alguns percalços, chego ao fim deste divertido Manual. Devo dizer que o iniciei sem grandes pretensões (não que ele tenha ficado esses balaios), mas a reação de alguns amigos deixou-me feliz. Gostando ou não, concordando ou não, muita gente não ficou indiferente.


Como anunciei na semana passada, procurarei escrever textos mais longos sobre o tema, uma vez que a síntese exigida pelo formato do Manual, não poucas vezes, oprimiu a minha liberdade de criação.


Posso, até, não escrever mais nada. Pode ser que o trabalho ou outras ocupações menos nobres me impeçam de prosseguir. Lembro da voz de Flávio José, cantor de forró pé-de-serra, grande poeta de raiz e: "Amanhã pode acontecer tudo, iclusive nada!". Pois bem, não controlamos o porvir mas, de acordo com os meus planos, pretendo fazer alguns comentários ao Manual, divididos em três modalidades temáticas, a saber: 1) Comentários ao Manual (sticto sensu); 2) Crônicas de um (Anti)Cafajete (não sei se terei muito fôlego imaginativo nessa área) e 3) A arte da "guerra" (em colaboração e apartir de histórias do meu amigo Spot).


Até gostaria de dizer mais algumas coisas, acerca dos futuros descendentes do Manual (para mim, já de saudosíssima memória...), mas estou mesmo ansioso para publicar o que acabei de escrever e, por ser uma sexta-feira...

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Por acaso a regra 48 é "cláusula pétrea" na Constituição Masculina?!?! A SCF (Suprema Corte Feminina) considera tal atitude inconstitucional, em desacordo com a Carta Magna e determina que este item seja abolido das relações humanas, destacando o efeito "ex tunc" da decisão!!! Carlinha - Atual Ministra Presidente da SCF!

    ResponderExcluir
  3. Taí,Meu filho,gostei desse manual 05 do homem solteiro,se seus amigos solteiros o seguir,estão muito bem orientados,e, você?Segue direitinho essas regras?Tomara!Afinal, um cavalheiro tem sempre uma carta na manga para conquistar uma dama.Beijos da mamãe

    ResponderExcluir
  4. Snif snif!!
    Quero mais manual!

    Bjo,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa com relação às 15 que não podem ser reveladas ao grande público por corporativismo masculino...

    ResponderExcluir
  6. O interessante é que essas regras funcionariam com 99% das mulheres existentes, mas para nossa (in)felicidade as que costumamos escolher fazem parte do 1% que não tem manual no mundo que dê jeito, mesmo que escrito pela própria "manuseada". No mais, muio engraçado... dei muitas risadas... Parabéns...

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo comentário!