segunda-feira, 9 de março de 2009

Taking coffee seriously 02

Um dos grandes inimigos do café é o oxigênio!

Como já ressaltei alhures, muitos fatores podem derrotar o seu café. O oxigênio, por sua vez, é uma influência externa que, seguramente e aos poucos, vai estragá-lo. Não há como fugir do oxigênio, não é verdade? Ele está em toda parte, afinal.

Isso explica porque o café, logo quando abrimos a embalagem, é muito melhor. Assim, não se iluda, o seu café perde qualidade à cada dia.

O que fazer?

O ideal é ter um moinho de café. Isso mesmo, um moedor. Dessa forma, você poderá comprar o café em grãos e moer a exata quantidade que vai utilizar, naquele mesmo momento. Isso porque o pó de café, ou seja, o grão já moído (lembrei do Forró do Moído, pode? Ganhei um CD de cortesia, num restaurante. A música mais famosa é aquela que diz: "Tá com medo de amar é?!!"... espero que o meu leitor não a conheça), bem, voltando ao assunto... o pó do café tem mais área de contato com o ar do que o grão, noutras palavras, estraga mais rápido. Em síntese, o café estraga com o tempo, todo ele, mas, em grãos, a parte que está dentro do grão, que não entra em contato com o ar (oxigênio) demora mais a deteriorar.

As embalagens de café gourmet, geralmente em grãos, possuem uma válvula aromática, que permite que entre ar (exceto oxigênio) onde se encontra o grão. Dessa maneira, quando apertamos o pacote, podemos sentir o aroma do café, a partir do ar que sai lá de dentro. Mas, quando abrimos o pacote, acelera-se o processo de oxidação.

Por esse motivo, após aberta a embalagem, guarde o restante do café em um pote hermético, de modo a impedir a entrada de ar. Mesmo assim, lamento informar, seu café em breve estará perdido. Geladeira? Não faz diferença. A umidade vai estragá-lo ainda mais rápido. Freezer? Conserva bem mais, pois é um ambiente seco, mas o vaso vedado ainda será necessário.

Pelo que tenho observado, em duas semanas o grão de café torrado, ainda que guardado hermeticamente, perde quase todo o sabor e aroma. Isso porque, no meu caso, abro o recipiente de duas a três vezes por dia, para retirar café.

Vai uma dica: procure comprar o grão em embalagens menores, se o seu consumo é pequeno. Há, no mercado especializado, embalagens de 250 e 500g.

Para maiores detalhes, remeto o interessado ao seguinte artigo:


Desisti de escrever sobre Dworkin e os princípios jurídicos. Ele vai mesmo continuar sendo mais citado do que lido. Não tenho como salvá-lo disso.

A música abaixo não tem nada a ver com café, mas é bem legal.

A-HA
This Alone Is Love
(Magne Furuholmen/Pal Waaktaar)

This alone is love
No small thing
This alone is love
that my love brings
And all of us
Who travelling by trap-doors
Our souls are a myriad of wars
And I'm losing everyone
It will make my least breath pass out at dawn
It will make my body dissolve out in the blue
Oh baby, what can we do

5 comentários:

  1. E se tirar as gotinhas do adoçante, aí sim que o (des)sabor do café fica evidente...

    ResponderExcluir
  2. Cara !!! Esquece essa música !! kkkk
    Vc tá com um gosto musical bastante duvidoso.
    E ainda quer me arrastar pra uns shows sertanejos. kkkk

    ResponderExcluir
  3. Humm..ainda bem que não conheço esse Forró do Moído...mto menos essa música!!!

    Mas a dica do café eu amei!!! ADORO café... tenho vontade de aprender mais sobre.

    =)

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo comentário!